quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Escolherias: Coreia do Norte ou Irã?


Escolherias: Coreia do Norte ou Irã?

A humanidade já atravessou inúmeros regimes brutais. Os grandes impérios colonizadores conquistaram terras e fizeram escravos. Quando estudamos a história percebemos o quanto a opressão e o massacre já prevaleceram. Ficamos, assim, estarrecidos.
Logo, muitos de nós pensaríamos: Ah, estas atrocidades só ocorreram no passado. Hoje, não ocorrem mais. Porém, chefes de Estado como os da Coreia do Norte e do Irã contrariam esta ideia.
Após uma reeleição cercada por fraudes, Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã, sufocou, sangrentamente, todas as manifestações contra o pleito. Para agravar a não legitimidade da democracia no Irã, o governo do país impõe uma severa censura à população e não respeita a liberdade de expressão e os direitos humanos, prova disso, é a recente condenação de uma mulher por apedrejamento, acusada de adultério.
Na Coreia do Norte, o regime ditatorial imposto pelo Comunismo, também exprime forte censura e inibe a liberdade de expressão. A opressão do governo norte-coreano fica clara na imposição de serviços pesados e maltratos aos jogadores de futebol que não corresponderam às expectativas do “Grande líder” durante a Copa do Mundo na África do Sul.
É inconcebível que, em pleno século XXI, ainda existam regimes tão autoritários e opressores, onde seus governantes pensam que são Deus.
Muitos criticam o Imperialismo imposto pelos EUA ao resto do mundo. Porém, por mais pontos negativos que possam existir a quebra de soberania imposta pelos EUA a países como o Iraque e o Afeganistão, não podemos negar que os imperialistas possuem um regime democrático e respeitam a liberdade de expressão. Ah, mas é claro que temos que lembrar da paranóia existente com relação ao terrorismo, neste caso, nenhuma liberdade e total opressão aos “acusados” de promover o terrorismo, exemplo disso é a prisão de Guantánamo, em Cuba. Mas, analisemos o seguinte: como seria o papel geopolítico da China sendo a principal potência mundial? Será que os chineses globalizariam a censura, a não liberdade de expressão e o desrespeito aos direitos humanos para o restante do mundo?


Décio Couto Caixeta, Geógrafo e professor de Geografia

8 comentários:

  1. A China teria que ter um programa de reformas econômicas, comércio internacional de investimentos estrangeiros e importação de tecnologias. Mas não globalizariam a censura, a não liberdade de expressão e o desrespeito aos direitos humanos para o restante do mundo, pois provocaria grandes conflitos com outros países como, por exemplo, os EUA.

    ResponderExcluir
  2. A chage retrata o cotidiano das pessoas que mora em um país socialista, pessoas que tem seu atos controlados pelos seus 'lideres', como se fossem marionete, não tem direito de espressão.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A charge quer dizer que páíses como Irã,Coreia do norte,Afeganistão são manipulados como marionetes sem ter o direito de se expressar ,não existe a democracia que tudo que o governo decidi as pessoas tem a obrigação de concorda mesmo não aceitando.

    ResponderExcluir
  5. O texto fala sobre a situação dos países onde a ditadura prevalece, sem dar qualquer importância aos direitos da população. O que será de um país onde o respeito pela liberdade de expressão não existe? Como citado no texto, até mesmo uma reeleição que deveria trazer uma mínima esperança para essas pessoas, é cercada por fraudes. É incompreensível a situação de uma nação onde pessoas como os jogadores da seleção, que buscam uma vitória para o próprio país, são tratados como se não fosse necessário qualquer compreensão e aceitação.
    Na última frase do texto fica a pergunta: "Será que os chineses globalizariam a censura, a não liberdade de expressão e o desrespeito aos direitos humanos para o restante do mundo?" Talvez isso não acontecesse, já que as situações citadas no texto sobre Coréia do Norte e Irã surtiram grande revolta internacional. É verdade que seria um erro comparar o poder de ambos os países com a China, mas acredito que diante de tal censura o poder ecônomico não prevaleceria, ainda mais na época em que estamos, em pleno séc. XXI.

    ResponderExcluir
  6. A chage trata -se de pessoas identificadas no comentario como deuses , que usam dos meios de comunicação para instigar uma ideia favoravél a suas ações , e planos , mesmo que errados . Além disso suprime qualquer direito a expresão que seja oposta a suas ideias , controlando assim os cidadões de seus países , fazendo-os de fato de ´´marionetes`` de maneira pacífica ou brutal .

    ResponderExcluir
  7. Queridos alunos, muito obrigado por todos os comentários. Com certeza, foram bastante enriquecedores para a construção do senso crítico. Abraços

    ResponderExcluir