quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Governo tenta reduzir custo Brasil


O empreendedor no Brasil enfrenta diversas dificuldades para investir. Entre os principais problemas enfrentados estão: alta carga tributária, legislação trabalhista inflexível, infraestrutura e logística ineficientes. Todas estas questões elevam o custo Brasil.
Em um cenário mundial de crise econômica e da grande dependência brasileira na exportação de commodities há uma necessidade em promover uma desoneração do processo produtivo. O governo brasileiro vem adotando algumas medidas para tentar incentivar o consumo e a produção. Entre elas estão: redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e de outros impostos; aumento do crédito; e juros reduzidos. Estas medidas têm o objetivo de fazer a economia crescer, gerar empregos e aumentar o superávit da balança comercial.
Estas medidas são imediatistas e paliativas, não resolvem o problema de fato. Porém, é um desafogo momentâneo para os empresários e consumidores no país.
O Brasil necessita de atitudes concretas e eficazes, principalmente no que tange aos custos da produção, infraestrutura e logística. Neste cenário, a melhoria nos sistemas de transportes ganha um caráter de urgência, já que é um aspecto essencial para economia de qualquer país.

Décio Couto Caixeta
Geógrafo e professor de Geografia e Empreendedorismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário